PALAIS GARNIER

  •  PALAIS GARNIER - visita da ópera parisiense
O 1º Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d'escritas/Porto Editora ganho pela turma de 4º ano (2011-2012) levou os alunos a visitar o Palais Garnier. Como leituras prévias a essa visita-guiada os alunos receberam e leram não só o parcours-jeu elaborado pela sala de espetáculos parisiense, mas também um clássico da literatura policial da autoria de Gaston Leroux, Le Fantôme de L'Opéra

Após a leitura do livro, os alunos visualizaram na sala de aula o filme de Joel Schumacher baseado no romance francês e que pretendeu levar a um vasto público ecos da comédia musical que a obra de Leroux inspirou ao longo do século XX.


Depois de lerem e verem o filme, exprimiram a sua opinião sobre estas duas obras:


  •  A FILHA MAL VIGIADA - ballet
No dia 30 de junho de 2012, a turma de 4º ano vai ao ballet (1º Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d'escritas/Porto Editora). Assistiremos ao espetáculo A filha mal vigiada na versão de Frederick Ashton (1960). O Palais Garnier apresenta desta forma este espetáculo:
La Fille mal gardée - Présentation vidéo A PROPÓSITO DO ESPETÁCULO
A seguir apresenta-se a reportagem fotográfica da visita-guiada ao Palais Garnier, do nosso jantar e da ida ao ballet "La fille mal gardée". Tudo correu bem, como podem ver nas fotos. Tivemos direito a calor e ao brilho do sol. Foi um bom sábado, ora vejam:
No dia 3 de julho a turma de 4º ano (2011-2012) teve a última aula de português. Nesse dia escrevemos o nosso último texto coletivo: uma carta aberta aos nossos colegas do trabalho colaborativo em torno da literatura lusófona. É que a eles ainda não lhes tínhamos falado deste prémio e até ficava mal não fazê-lo, até porque uma das professoras desse projeto, a professora Emília Miranda, foi quem nos representou no casino da Póvoa do Varzim e recebeu o prémio em nosso nome. Aqui fica uma cópia dessa carta aberta, inicialmente publicada no blogue VOOS EM LP3:
Saint-Germain-en-Laye, 3 de julho de 2012
Olá Amigos, colegas de blogue,
queremos dizer-vos que em fevereiro passado ganhámos o 1° lugar no concurso Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora. Inventámos uma história intitulada “O Sonho do professor Jorge” baseada no novo acordo ortográfico. Escrevemos a história toda na sala de aula, foi giro, mas por vezes complicado. Também fizemos as ilustrações para a nossa história o que foi tarefa fácil. Quando a nossa professora nos disse que tínhamos ganho o 1° prémio, sentimos uma grande alegria e também ficámos orgulhosos. A Porto Editora ofereceu-nos 7 livros, a publicação da nossa história num livro (que está para sair) e 1000€.
No dia 30 de junho, ie no passado sábado, fomos gastar os 1000€: tivemos uma visita-guiada no Palais Garnier e depois jantámos no restaurante com as nossas professoras e os nossos pais que nos acompanharam. Às sete e meia da tarde começou o ballet “La fille mal gardée” de Frederick Ashton cuja história já tínhamos lido em casa. Gostámos muito!
Com os mil euros também comprámos o livro de Gaston Leroux, O fantasma da ópera, que lemos antes de visitar o Palais Garnier. A ação desse livro decorre no Palais Garnier e a nossa guia mostrou-nos o camarote n° 5 que estava reservado para o fantasma da ópera no livro... A guia contou-nos alguns segredos que nunca vamos esquecer: há água no subsolo da ópera onde se criaram carpas, enguias e outros peixes; descobriram-se, há tempos, restos de esqueleto humano nesse local; há colmeias de abelhas nos telhados da ópera; o grande candeeiro que se encontra na sala de espetáculos não caiu todo, tal como conta Gaston Leroux no seu livro, na realidade apenas um pedaço dele caiu e matou uma pessoa. Também ficámos a saber que o teto da sala de espetáculos tem cerca de 50 anos e foi pintado por Marc Chagall, um pintor de origem russa. Chagall pintou doze telas que escondem hoje o teto pintado originalmente que escureceu com o gás que alimentava o grande candeeiro. Napoleão III foi quem ordenou ao arquiteto Charles Garnier a construção deste palácio magnífico. Antigamente, as pessoas iam à ópera para se mostrarem, para fazer negócios, para arranjar casamento para os filhos... Hoje vão para ver espetáculos! Foi o que fizemos este sábado e gostámos muito. Aqui fica uma foto nossa para verem a nossa satisfação. Se um dia puderem vir a França, já sabem: devem vir visitar-nos e… visitar o Palais Garnier e assistir a um ballet!
Abraço para todos neste último dia de aulas aqui em França,
Turma de 4º ano e a sua professora Isabel Costa