terça-feira, 6 de janeiro de 2009

OS NOVOS LEITORES DE 2008-2009 entram em cena...

Há muito que começaram a trabalhar, mas ainda não tinham dado o ar da sua graça, neste blogue. Vão começar por fazê-lo formulando alguns desejos para 2009. Mesmo se o mês de Janeiro já lá vai, isso não impediu uma aluna da turma de explicar a sua participação num artigo publicado no Diário de Notícias de 3 de Janeiro. Ali, nove jovens portugueses exprimiram os seus desejos para o novo ano. E foi com base nesse artigo que a professora resolveu pedir a cada aluno desta turma para formular um desejo para 2009.

Depois da nossa representante ter explicado, na aula, como tinha sido o seu contacto com a imprensa portuguesa...
Depois de nos termos deixado embalar pelo seu entusiasmo...
Depois de termos exprimido os nossos desejos...

Aqui fica o artigo publicado pelo DN.
Aqui ficam os desejos dos dezasseis alunos desta turma.
Esperamos que 2009 esteja a permitir concretizar alguns desses sonhos!!!!


A PROVA DOS NOVE
RUI PEDRO ANTUNES

Esperança. No início do Ano Novo, ou diríamos melhor 'Ano Nove', o DN desafiou nove crianças de nove anos a revelarem os principais desejos para 2009. Apesar da idade, nenhum se coibiu de dizer o que espera em temas tão diferentes como o mundo, o País, a escola ou a família. Será que estas crianças pensam como adultos? Para dissipar dúvidas, o melhor é ler o que têm a dizer

A PROVA DOS NOVE

Tiago Varela organiza um exército no chão do seu quarto. De armas em riste, os soldados de plástico têm um ar agressivo. São muitos, mais de nove certamente. Estes brinquedos, os favoritos de Tiago, chamam-lhe a atenção para aquela que é a sua maior esperança em 2009: "Que todas as guerras acabem, porque só gosto de as fazer na consola e com os bonecos de plástico." Este é a sua mensagem sobre o que as crianças desejam para este ano e que não é muito diferente do que os adultos também desejam. Mas o melhor mesmo é tirar a prova dos nove e ouvir o que explicaram ao DN sobre aquilo que esperam do ano 2009:

Mundo

Tal como o Tiago, as outras oito crianças não hesitaram em pedir o fim imediato de todas as guerras. Recostado no sofá de sua casa, no dia em que um atentado bombista matou dezenas de crianças no Afeganistão, Guilherme Militão confessa ter estado "na Wikipédia a ver coisas sobre a guerra". Ficou, então, preocupado com os mais novos e explicou porque é que gostava que a guerra parasse: "Para que não houvesse mais estragos; porque são as crianças que pagam."Outra grande esperança das crianças para o mundo em 2009 está relacionada com o fim da pobreza. As origens de Nicole Barbosa denunciam uma das suas preocupações: o continente africano. "Quero que os meninos em África não passem fome e que construam casas para esses meninos." A este desejo de Nicole, que tem a sorte de ter PlayStation, Xbox, PSP e, ainda, uma Wii, junta-se uma ideia mais excêntrica: "Que em 2009 seja criada uma loja com jogos onde todos possam ir lá buscar consolas por apenas um cêntimo." Porém, todos têm consciência de que a pobreza é um problema universal. E é "para todos os pobres do mundo" que Francisca Cestelo espera que seja dado "dinheiro, comida e uma casa boa onde não entre chuva". Já João Elias considera fundamental que os pobres tenham acesso aos livros. Ainda que com os pés bem assentes no chão, ao lembrar que "o mundo não é rico", Tiago espera que, em 2009, os líderes mundiais oiçam o seu conselho: "Lançar aviões com sacos de cêntimos nos sítios onde há pobres."À excepção dos projectos próprios da idade, algumas crianças desejaram outras coisas: "Fazer pára-quedismo", "ir à montanha" ou "fazer snowboard". Pedidos dos mais novos que não divergem assim tanto do que os mais graúdos costumam desejar. A preocupação mundial relativa ao ambiente não passa despercebida aos olhos das crianças. Catarina Pimenta faz parte das Brigadas Verdes, uma organização da sua escola que multa quem deita lixo para o chão. Faz "composições sobre o ambiente" e, naturalmente, a sua principal esperança é que "em 2009 as pessoas reciclem mais, não deitem lixo para o chão, se criem mais caixotes do lixo e ecopontos."Na mesma linha de pensamento, Inês Santos quer que neste novo ano seja criada uma máquina que limpe toda a poluição do mundo.

Portugal

"Não quero parecer oco, e sei que é difícil, mas gostava que em 2009 encontrassem a cura para todos os cancros." Tiago acompanha a série Dr. House e confessa que foram essas sessões televisivas que aumentaram a sua preocupação sobre o assunto e alimentam este desejo. Quanto ao que esperam do País neste novo ano, nenhuma das nove crianças ignorou uma questão fundamental: a saúde.João esfrega o cotovelo ao mesmo tempo que conta que deslocou o braço. A lesão lembra-o de desejar que em 2009 haja "mais médicos e mais hospitais em Portugal". Já Catarina espera que existam vagas para todos os doentes. Por sua vez, Guilherme, louco por futebol e sempre sorridente, faz cara séria quando diz que "preferia que construíssem hospitais em vez de estádios de futebol, porque é preciso sermos mais rápidos a cuidar dos doentes".É também com um ar decidido e sem gaguejar que Francisca pede o desejo mais simples para 2009: "Que seja melhor que 2008." Porém, prontamente, faz um ar preocupado e explica que "2008 foi um ano complicado para toda a gente que ficou sem emprego". Neste sentido, Guilherme apresenta uma solução para o desemprego, que gostaria de ver concretizada: "Que Portugal produzisse mil filmes de animação, o que faria as crianças felizes e dava trabalho a muitos fabricantes."Por sua vez, Anna Cruz, luso-francesa que passa grandes temporadas em França, tem um desejo muito próprio para Portugal: "Que toda a gente limpe as praias."Todas as crianças pintaram o País em 2009 de forma colorida, com lápis de cor, uma visão de criança. Um desenho naif com traços infantis, mas com grande sentido crítico. É imbuído deste espírito que João lança uma farpa ao único político que conhece: José Sócrates. "Quero aqui dizer que espero que, em 2009, o Sócrates, em vez de dar Magalhães aos meninos pobres, lhes dê comida", critica a criança. Atenta, a mãe de João apressa-se a dizer que a ideia foi inteiramente formulada pelo filho, que assiste com frequência aos telejornais.

Escola

Daniel Faria é canhoto, mas espera entrar na escola em 2009 "com o pé direito". Tal como as restantes crianças, vai ter o grande desafio que é entrar para o novo ciclo. É, aliás, com alguma altivez que todos dizem: "Vou passar para o quinto." A seguir a "passar de ano", o maior desejo de todos reflecte-se nas palavras de Daniel, que "espera conhecer pessoas novas e arranjar novos colegas". Com um discurso mais profundo, João pede "mais segurança nas escolas". Tudo porque viu "na televisão um aluno que apontou uma pistola de água à professora e uma menina que estava com o telemóvel na sala aos gritos. E isso é muito mau.". Já Anna, sonha que no próximo ano os "meninos deficientes, possam ser tratados como os outros e que não os deixem de parte nas escolas". Apesar de as crianças romperem muitas vezes com o que está convencionado, não fogem ao politicamente correcto, mesmo sem saberem o que isso significa. "Espero que as minhas notas melhorem", "espero portar-me melhor" ou "espero que a minha classe se comporte melhor" são frases que também os pais gostam de ouvir. E de ler. E é talvez por isso que estes meninos, sem excepção, as proferiram.

Família

Foi nos coloridos quartos, num clima pós-natalício e rodeados de um bom ambiente familiar que a maioria destas crianças falou sobre o que esperam do ano cujo último dígito corresponde às suas idades. Não é, portanto, de estranhar que as crianças sem dotes de futurologia, tenham previsto um cenário para a família melhor que o do mundo. "Passar mais tempo com os pais" ou que a "a mãe não se zangue com a parte da família do pai" foram algumas das frases ouvidas. Sempre irrequieto, Tiago não hesitou em dizer num tom reguila o que deseja para a família em 2009: "Espero que ganhe o Euromilhões." Sorri. E porquê? Como diria Saint-Exupéry: "As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações." Porém, estas crianças de nove anos nunca se negaram a dar justificações e até apresentaram soluções para que os seus desejos se concretizem em 2009. No fundo, por trás de uma postura mais madura ou de um ar mais malandro, todos os jo- vens ouvidos desejam para a sua família o mesmo que para o seu mundo: "Que todos sejam mais felizes."

http://dn.sapo.pt/2009/01/03/dngente/a_prova_nove.html (consultado pela última vez em 8 de Março de 2009) (grifos nossos)

E AGORA... AQUI FICAM REGISTADOS OS 16 DESEJOS FORMULADOS NA SALA DE AULA...

UM DESEJO PARA 2009

«Eu queria que em 2009 houvesse paz no mundo, porque há sempre guerra!»
SUZANA

«Eu queria ter casa no México, na Índia e no Brasil. Não quero viver em França, porque não gosto de viver na cidade, quero viver no meio da natureza e onde haja calor. Estes são os meus desejos para 2009.»
SR

«Eu queria ter um gato para brincar com ele.»
JOÃO

«O meu desejo para 2009 é o de poder viajar por todos os países para conhecê-los muito bem e para ter muito mais amigos.»
SÓNICO

«O meu desejo é o de ser rico e poder comprar tudo o que quero.»
ALGOR

«Eu gostaria de viver em Portugal, porque em França não tenho nenhum primo.»
ELEANOR

«Em 2009, eu queria morar no Brasil perto de todos os meus amigos, primos, tios e avós. E também porque tem muito sol no Brasil.»
MARTA

«O meu desejo para 2009 era ir morar para Portugal porque está lá a minha família e não gosto de estar em França.»
RONALDINHA

«O meu desejo para 2009 era ter um autógrafo de Ricardo Quaresma porque é o meu jogador preferido.»
RQ

«O meu desejo é que haja paz e amor para o mundo inteiro, dinheiro para os pobres e FELICIDADE para todos !!!!»
EMZR


«O meu desejo para 2009 é o de ter uma vida muito feliz.»
DD


«O meu desejo é o de inventar o melhor clube escolar.»
ALEX DO MUNDO


«O meu desejo para 2009 é viver no Brasil, em São Paulo, para ver a Amazónia e a minha família.»
NANI

«Eu gostava que em 2009 os meninos do mundo deixassem de ter falta de comida.»
BÚZIO

«O meu desejo para 2009 é viver com o meu pai porque ele não encontra trabalho aqui perto de Paris e tem de viver na Haute-Savoie e nós só o podemos ver aos Sábados e aos Domingos.»
MMASD

«Eu desejava ter magia porque assim poderia realizar todos os outros desejos.»
HELENA DIAS



2 comentários:

Ronaldinha disse...

O meu desejo preferido é o da Anna quando ela diz que os deficientes deviam ser tratados da mesma maneira que nós. Eu gostei desse desejo porque todas as pessoas têm o mesmo valor.

Sónico disse...

O desejo de que mais gostei foi o do Tiago quando diz que gostava que se encontrasse cura para todos os cancros. Isso evitaria que perdêssemos algumas pessoas que amamos, como eu perdi o meu padrinho no ano passado com um cancro nos intestinos o que me deixou muito triste. Por isso seria genial encontrar um remédio para essa doença.