sábado, 14 de dezembro de 2013

A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia - uma história sueca em português e em francês


 
Depois de terem lido o primeiro capítulo deste livro de Selma Lagerlöf (com a preciosa ajuda dos pais em casa, e recapitulando semanalmente na sala de aula o que iam lendo), os alunos de CE2 e de CM1 foram assistir ao espetáculo teatral «S'envoler, conte boréal» no Théâtre Alexandre Dumas (em Saint-Germain-en-Laye).
 
Um sonho baseado na obra de Selma Lagerlöf, a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Literatura em 1909. Esta escritora sueca criou a história de Nils Holgersson na sequência de um pedido que lhe foi dirigido pelo Ministério da Educação sueco. O objetivo era redigir um livro que criasse o gosto pela geografia da Suécia aos pequenitos suecos. A história tornou-se assim, para uns, conto de fadas, para outros, conto filosófico.
Nils é um rapazito que só pensa em dormir, viajar e aventurar-se um pouco por todo o lado pregando inúmeras partidas a quem lhe passa pela frente, nomeadamente os animais da quinta onde vive com os pais, na região da Scania. Gosta particularmente de perseguir gansos! Um domingo em que os pais o deixaram sozinho em casa, vai encontrar-se com um gnomo que para o castigar das asneiras reduz-lhe o tamanho. Nils passa a ser da mesma altura do gnomo o que o obriga a ver o mundo de outra forma. Já não vai poder ser mau com os animais... mas vai poder falar com eles, pois o gnomo assim o decide. Pela mesma altura, um ganso branco da quinta decide acompanhar os gansos selvagens numa viagem para o Norte da Suécia. Agora que ficou pequeno, Nils, "às cavalitas do ganso", vai voar com o bando...
 
(adaptação para português do folheto distribuído à entrada do espetáculo)

 
Turma de 3º e de 4º ano à saída do espetáculo. Já estarão todos a pensar na opinião crítica que terão de redigir em português para entregar na próxima aula?

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente oportunidade para os alunos! Alexandre Damasio adorou! Obrigada pela iniciativa. Roberta Hundzinski.