Ao compararmos os excertos do livro A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson com a peça de teatro S'envoler, un conte boréal verificamos que há muitas diferenças. Quando damos a nossa opinião sobre uma peça de teatro nunca devemos esquecer que, se a peça for baseada, ou adaptada, de uma obra, isso significa que o espetáculo não é uma cópia do livro. Assim, o dramaturgo inspira-se apenas num livro que leu e gostou para depois inventar uma peça. Claro que podemos não gostar do seu trabalho mas não é correto acusá-lo de ter sido infiel ao livro.
Aqui ficam as opiniões dos alunos sobre a peça que viram baseada na obra de Selma Lagerlöf:
Aqui ficam as opiniões dos alunos sobre a peça que viram baseada na obra de Selma Lagerlöf:
- O espetáculo foi lindíssimo. Gostei da mistura entre os atores, sobretudo o Nils, as imagens projetadas e as marionetas. O meu momento preferido foi quando Nils se transformou em gnomo e viu o seu tamanho reduzir-se através da sua sombra. Adorei também quando a águia grande apareceu e levou Nils para perto dos gansos-selvagens. As asas da águia eram enormes! Gostei da viagem à Lapónia que Nils fez com o seu amigo ganso branco, o Martim, onde tiveram de enfrentar a chuva, o vento e os caçadores. Não gostei muito de alguns fatos dos animais (dos gansos-selvagens) que eram simples e estranhos. (JQ)
- Eu gostei da peça porque foi o que nós lemos, mas não era bem a mesma coisa... Por exemplo, nós não sabíamos que o Nils tinha ido com os gansos-selvagens até às montanhas (fjells), nem que tinha encontrado um pássaro preto e muito mais... Mas aquilo de que mais gostei na peça foi quando o Nils se tornou um rapaz bom e voltou a ser adolescente. (JLF)
- Eu gostei da peça porque aprendi coisas: como quando o menino virou um gnomo e percebeu que não devia fazer asneiras; como quando o urso falou sobre os seres humanos que matam, mas Nils não matou; como quando ele percebeu que não devia destruir as árvores. (AD)
- Eu não gostei muito do final, porque só havia uma canção e acabou. Também não gostei do começo quando ouvíamos uma voz a falar com a Selma Lagerlöf. Tirando isso, gostei de tudo. (MM)
- Eu gostei mais ou menos da peça de teatro. Não compreendi muito bem a peça de teatro e não a achei muito interessante. (ST)
- Eu não gostei muito da peça porque não refletia a realidade. O Nils em gnomo estava mal feito. Também se via que o Nils era muito grande e que se devia ter escolhido um rapaz mais pequeno para representar o papel dele. (PF)
- Não gostei do teatro porque não era engraçado nem idêntico ao livro. Não gostei da parte onde Nils estava na floresta. (RF)
- Gostei quando o Nils estava com o urso e este mandou o Nils pôr fogo à fábrica. Não gostei quando o corvo mandou o Nils ir com ele ver o escuro e explicou as condições necessárias para o rapaz encontrar o seu tamanho normal. (AC)
- A peça de teatro foi boa. Eu gostei muito. As partes de que eu mais gostei foram: quando apareceu a raposa e a águia que era impressionante. A peça tinha muitos "efeitos especiais". Eu adorei! (AOP)
- Eu gostei um pouco da peça porque era cómica, mas não tinha ação. A peça de teatro representa bem a história do livro. (EL)
- Compreendi a história mas não gostei muito. (LS)
- Eu gostei desse teatro porque houve uma explosão. Não gostei de ver os gansos-selvagens porque os disfarces não eram bonitos. (SB)
- Eu gostei muito de ir ao teatro. A parte de que mais gostei foi quando o gnomo transformou o Nils em gnomo pois o rapaz era mau com os animais. Esse castigo fez com que Nils se tornasse mais tarde amigo dos animais. (JL)
- Eu gostei da peça de teatro porque tinha "efeitos especiais". Por exemplo, tinha a chuva, o céu e a primavera projetados numa tela branca do palco. Também havia momentos engraçados. Gostei dos bebés gansos porque eram fofos. (ER)
- Eu não gostei do Nils Holgersson porque achei que estava mal feito. (MC)
- Eu gostei de ir ao teatro ver "S'envoler, conte boréal". Gostei de ver tudo e também gostei de ver os projetores que projetavam imagens e luz de muitas cores numa tela branca. Também gostei das personagens, em particular do urso porque ele tinha uma voz grave e engraçada. (IB)
- Eu não gostei da peça de teatro porque achei a história muito longa e aborrecida. Por exemplo, toda a história gira em torno do mesmo garoto, o Nils, que é um menino muito aborrecido e mimado. Eu prefiro personagens principais mais divertidas e legais. Em compensação, eu compreendi muito bem a representação da história e achei os atores muito bons. (RC)
- Durante a peça de teatro, gostei do momento em que houve a explosão do sol projetada na tela branca do palco porque me assustou e me surpreendeu por eu não estar à espera daquilo. Gostei menos do início da peça, quando as duas personagens estavam a interrogar-se. Achei pouco dinâmico. (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário