quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como apreciar uma peça de teatro?

Ao compararmos os excertos do livro A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson  com a peça de teatro S'envoler, un conte boréal verificamos que há muitas diferenças. Quando damos a nossa opinião sobre uma peça de teatro nunca devemos esquecer que, se a peça for baseada, ou adaptada, de uma obra, isso significa que o espetáculo não é uma cópia do livro. Assim, o dramaturgo inspira-se apenas num livro que leu e gostou para depois inventar uma peça. Claro que podemos não gostar do seu trabalho mas não é correto acusá-lo de ter sido infiel ao livro.

Aqui ficam as opiniões dos alunos sobre a peça que viram baseada na obra de Selma Lagerlöf:
 
  1. O espetáculo foi lindíssimo. Gostei da mistura entre os atores, sobretudo o Nils, as imagens projetadas e as marionetas. O meu momento preferido foi quando Nils se transformou em gnomo e viu o seu tamanho reduzir-se através da sua sombra. Adorei também quando a águia grande apareceu e levou Nils para perto dos gansos-selvagens. As asas da águia eram enormes! Gostei da viagem à Lapónia que Nils fez com o seu amigo ganso branco, o Martim,  onde tiveram de enfrentar a chuva, o vento e os caçadores. Não gostei muito de alguns fatos dos animais (dos gansos-selvagens) que eram simples e estranhos. (JQ)
  2. Eu gostei da peça porque foi o que nós lemos, mas não era bem a mesma coisa... Por exemplo, nós não sabíamos que o Nils tinha ido com os gansos-selvagens até às montanhas (fjells), nem que tinha encontrado um pássaro preto e muito mais... Mas aquilo de que mais gostei na peça foi quando o Nils se tornou um rapaz bom e voltou a ser adolescente. (JLF)
  3. Eu gostei da peça porque aprendi coisas: como quando o menino virou um gnomo e percebeu que não devia fazer asneiras; como quando o urso falou sobre os seres humanos que matam, mas Nils não matou; como quando ele percebeu que não devia destruir as árvores. (AD)
  4. Eu não gostei muito do final, porque só havia uma canção e acabou. Também não gostei do começo quando ouvíamos uma voz a falar com a Selma Lagerlöf. Tirando isso, gostei de tudo. (MM)
  5. Eu gostei mais ou menos da peça de teatro. Não compreendi muito bem a peça de teatro e não a achei muito interessante. (ST)
  6. Eu não gostei muito da peça porque não refletia a realidade. O Nils em gnomo estava mal feito. Também se via que o Nils era muito grande e que se devia ter escolhido um rapaz mais pequeno para representar o papel dele. (PF)
  7. Não gostei do teatro porque não era engraçado nem idêntico ao livro. Não gostei da parte onde Nils estava na floresta. (RF)
  8. Gostei quando o Nils estava com o urso e este mandou o Nils pôr fogo à fábrica. Não gostei quando o corvo mandou o Nils ir com ele ver o escuro e explicou as condições necessárias para o rapaz encontrar o seu tamanho normal. (AC)
  1. A peça de teatro foi boa. Eu gostei muito. As partes de que eu mais gostei foram: quando apareceu a raposa e a águia que era impressionante. A peça tinha muitos "efeitos especiais". Eu adorei! (AOP) 
  2. Eu gostei um pouco da peça porque era cómica, mas não tinha ação. A peça de teatro representa bem a história do livro. (EL)
  3. Compreendi a história mas não gostei muito. (LS)
  4. Eu gostei desse teatro porque houve uma explosão. Não gostei de ver os gansos-selvagens porque os disfarces não eram bonitos. (SB)
  5. Eu gostei muito de ir ao teatro. A parte de que mais gostei foi quando o gnomo transformou o Nils em gnomo pois o rapaz era mau com os animais. Esse castigo fez com que Nils se tornasse mais tarde amigo dos animais. (JL)
  6. Eu gostei da peça de teatro porque tinha "efeitos especiais". Por exemplo, tinha a chuva, o céu e a primavera projetados numa tela branca do palco. Também havia momentos engraçados. Gostei dos bebés gansos porque eram fofos. (ER)
  7. Eu não gostei do Nils Holgersson porque achei que estava mal feito. (MC)
  8. Eu gostei de ir ao teatro ver "S'envoler, conte boréal". Gostei de ver tudo e também gostei de ver os projetores que projetavam imagens e luz de muitas cores numa tela branca. Também gostei das personagens, em particular do urso porque ele tinha uma voz grave e engraçada. (IB)
  9. Eu não gostei da peça de teatro porque achei a história muito longa e aborrecida. Por exemplo, toda a história gira em torno do mesmo garoto, o Nils, que é um menino muito aborrecido e mimado. Eu prefiro personagens principais mais divertidas e legais. Em compensação, eu compreendi muito bem a representação da história e achei os atores muito bons. (RC)
  10. Durante a peça de teatro, gostei do momento em que houve a explosão do sol projetada na tela branca do palco porque me assustou e me surpreendeu por eu não estar à espera daquilo. Gostei menos do início da peça, quando as duas personagens estavam a interrogar-se. Achei pouco dinâmico. (RS)

Nenhum comentário: